É certo que muita coisa mudou com o surto do novo Coronavírus, mas uma das mudanças mais perceptíveis (e, talvez, a que será mais duradoura) foi a ampliação do espaço digital enquanto ferramenta de atendimento, comunicação e interação entre mercados. As diretrizes unânimes para a preservação da saúde nos novos tempos são o uso de máscaras, a redução de contato físico em espaços fechados e, é claro, o evitamento de aglomerações – o que significa que empresas de todo tipo tiveram de desenvolver técnicas para manter seus recursos e aperfeiçoar sua oferta de serviço.
Com a Imobseguros não foi diferente, e suas pesquisas sobre inovação tecnológica e Inteligência Artificial já deram resultado: um bot desenvolvido no Take BLiP, plataforma de construção e gestão de chatbots e provedora de solução oficial do WhatsApp, será o novo contato personalizado da empresa, tratando as demandas dos clientes no dia a dia. Se fornecer atendimento acessível e de qualidade já era difícil em um cenário “normal”, no contexto da pandemia, então, esse tipo suporte parecia fadado ao fracasso, pois as condições gerais de trabalho permaneceram indefinidas por um longo período. No entanto, a Imobseguros, empresa dinâmica que está no mercado há dois anos, sempre levou em conta a necessidade de se abrir às evoluções que o universo digital oferece. Assim, a flexibilidade do novo chatbot poderá resolver diversos dos desafios com os quais se depara qualquer negócio de médio ou grande porte, estabelecendo um ponto de contato direto com o cliente sem restrição de horários.
Imob, a identidade do bot da Imobseguros, será responsável por tirar dúvidas e fornecer o status de requerimentos e negociações de forma rápida e fácil, podendo, inclusive, redirecionar o consumidor a um atendente se assim for solicitado. Contratações de seguros residenciais, de vida e de automóveis poderão ser feitas 100% online, 24h por dia, sete dias por semana. Disponível no site da empresa, no WhatsApp Business, Facebook Messenger, Google Business Messages e Apple Business Chat, o Imob oferece respostas objetivas e imediatas, pois conta com a ferramenta NLP, ou Processamento de Linguagem Natural, para entender as mensagens que lhe são enviadas – incluindo as com eventuais errinhos de digitação! Como isso acontece? É através do uso de analytics: o contato inteligente é capaz de perceber quais são as intenções dos clientes para, em seguida, traçar um roadmap de automação e evolução constante da solução. Praticamente todas as suas funcionalidades podem ser acessadas com frases simples, como “quero comprar um seguro de vida”, o que torna a experiência de interação mais eficiente – e também eficaz.
Além de facilitar o atendimento, agilizando a comunicação com os clientes e otimizando o tempo dos funcionários, as operações e até mesmos os custos, essa tecnologia contribui para a redução do contato físico, respeitando as prescrições de distanciamento social impostas pela pandemia. Espera-se que os clientes respondam positivamente à novidade: a imobiliária Brognoli, de Santa Catarina, faz uso da mesma plataforma e viu seu faturamento aumentar em 50% de 2018 a 2019. Isso ocorreu porque o chatbot previne o congestionamento de mensagens, que às vezes se perdem se o atendente estiver sobrecarregado. Entre outras vantagens da tecnologia está o registro e gerenciamento do histórico de atendimento, o que lhe permite construir soluções progressivas com base na interação dos usuários, além de personalizar o serviço.
Parece que os chatbots vieram para ficar! Gerando satisfação e confiança, eles têm o potencial de ampliar o escopo de atuação de empresas, uma vez que estas, com a automatização da assistência, ganham tempo e foco para desenvolver outras atividades, mais inovadoras e estratégicas. A Imobseguros está com você neste período de dificuldades e desafios e oferece, agora, mais uma solução prática e segura para facilitar a sua vida.