Skip to main content

Já pensou em investir em um seguro saúde para a sua equipe? 

E já pensou nos benefícios que isso pode trazer? Além de aumentar a motivação, essa também é uma forma de atrair e reter talentos, além de ser uma oportunidade para conhecer melhor o perfil de saúde dos seus colaboradores.

Em 2020, a saúde foi a principal preocupação de 45% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa do Instituto DataSenado. Após a pandemia do novo coronavírus esse número aumentou para 62%, em outro levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas. Dessa forma, esse é um benefício que se tornou um grande diferencial nas empresas, nos últimos dois anos.

Você é responsável pela gestão de uma empresa e ainda está em dúvida se deve investir neste tipo de benefício para os seus funcionários? Então confere o conteúdo que a Imobseguros preparou para você e tire todas as suas dúvidas.

Seguro saúde x plano de saúde 

Em primeiro lugar, você saberia dizer quais as diferenças entre um seguro saúde e um plano de saúde?

Quando você contrata um seguro saúde para atender aos seus colaboradores, ele poderá escolher o profissional que quiser para atendê-lo. Ainda, a espera pelo atendimento médico ou exame é menor, se comparado com o plano de saúde (em que, às vezes, a consulta precisa ser agendada com semanas de antecedência, devido à alta procura). 

Outra diferença é que o colaborador irá pagar pela consulta e, só depois, ser reembolsado (o que não ocorre com o plano de saúde). Outra característica que pode ser considerada uma vantagem do seguro saúde é que a mensalidade consuma ser mais acessível financeiramente que um plano.

Você sabe quais são as vantagens de investir em um seguro de vida? E se essa decisão for tomada ainda na juventude, será que vale a pena? Confere o conteúdo Motivos para investir em um seguro de vida ainda jovem e saiba mais sobre o assunto. 

Quanto devo investir para ter um seguro saúde empresarial?

Esse valor irá depender do tamanho da empresa, mas é possível fazer uma estimativa: em média, o seguro saúde para uma empresa com 20 colaboradores custará R$  5 mil ao mês.

 

No entanto, ao adotar a chamada coparticipação, você pode reduzir esse custo. Nessa modalidade, a empresa fica responsável por pagar uma parte do seguro e o colaborador com o que resta. A coparticipação é válida para consultas, exames, terapias e também internações. 

É possível adotar a coparticipação com uma taxa fixa para determinados procedimentos ou com a cobrança de um percentual sobre o valor do procedimento. Nas duas opções esse valor deve ficar entre 10% e 30% do valor real da consulta ou exame.

Optando ou não pela coparticipação, o colaborador deve solicitar o reembolso sempre ao seguro saúde empresarial. Algumas modalidades de seguro oferecem a possibilidade de inclusão de dependentes, dessa forma todas as coberturas também ficam disponíveis para o segurado. 

Já pensou em ter um seguro residencial, mas não sabe se vale a pena? Então veja o conteúdo Seguro residencial: uma cobertura essencial para garantir a proteção do seu patrimônio e saiba mais. 

Como optar pelo melhor seguro saúde?

O conselho que a Imobseguros dá, nesse caso, é: conheça bem qual o perfil de colaborador que está na sua equipe. Assim você poderá escolher um seguro que contemple as coberturas e carências que mais se encaixam com o que os seus colaboradores desejam

Quanto ao período de carência, esses prazos são padronizados e regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). É preciso levar esses prazos em consideração e ter em mente que os colaboradores não poderão fazer uso do seguro saúde de um dia para o outro.

Os prazos previstos pela ANS são os seguintes: 

– 24 horas para casos de urgência ou emergência;

– 300 dias para parto;

– 24 meses para cobertura de lesões ou doenças preexistentes;

– 180 dias para o restante dos casos.

Fique atento também à abrangência do seguro: avalie se você irá precisar de um plano municipal, regional ou nacional. Ainda, veja se a empresa terá condições de arcar com os custos do seguro, já que a empresa fica proibida por lei de cancelar o benefício após a contratação. Além do que uma suspensão com certeza desmotivará a equipe. 

Agora que você já sabe como funciona o seguro saúde empresarial, que tal fazer uma cotação no nosso site? Acesse aqui e faça uma cotação de graça. Se preferir, você pode conversar com um consultor especializado da nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas. 

Na Imobseguros você encontra agilidade, atendimento humano, seguros na medida da sua necessidade, além de qualidade. A Imob é parceira da Porto Seguro, uma das seguradoras mais tradicionais do país, com cobertura em todo o Brasil.